****************************************

****************************************
***********************************************

sábado, 16 de outubro de 2010

Trabalhando com Parlendas na alfabetização


A importância das Parlendas para a Aprendizagem

O termo Parlenda (do verbo parlar) é uma forma literária tradicional, rimada, com caráter infantil, de ritmo fácil e de forma rápida, usada em muitas ocasiões, para brincadeiras populares. Normalmente é uma arrumação de palavras sem acompanhamento de melodia, mas às vezes rimada, obedece a um ritmo que a própria metrificação lhe empresta.
Tem por finalidade entreter a criança, ensinando-lhe algo. As parlendas não são cantadas, e sim declamadas em forma de texto, estabelecendo-se como base a acentuação verbal. Os portugueses denominam parlendas como cantigas ou lengalengas. Na literatura oral é um dos entendimentos iniciais para a criança e uma das fórmulas verbais que ficam na memória adulta.
O objetivo do trabalho com parlendas, trava-línguas, rimas, cantilenas e quadrinhas é refletir sobre o sistema de escrita, estabelecendo relação entre a fala e a escrita.
É de grande importância que os alunos tenham a oportunidade de participar de práticas de leitura com textos que já memorizaram, como parlendas, adivinhações, canções, cantigas populares, quadrinhas, trava-línguas, poemas e tantos outros, pois a linguagem é simples e atraente e se familiariza com o discurso da criança, promovendo, assim, o desenvolvimento da oralidade e avanços na leitura e escrita.
Com o texto na mão, sabendo de cor, o aluno tem o desafio de ajustar aquilo que fala àquilo que está escrito, e, com o apoio do alfabetizador, acaba por analisar o texto e buscar relações entre as letras e os sons.
Esta é uma atividade que cria problemas para diferentes níveis de conhecimento, promovendo a aprendizagem para todos os alunos.


A PARLENDA faz parte da linguagem folclórica presente na cultura popular e é transmitida oralmente através das gerações. Como toda manifestação folclórica, com o passar do tempo vai sendo reconstruída, apresentando variações, dependendo da região. Elas fazem parte do folclore brasileiro, pois representam uma importante tradição cultural do nosso povo.As parlendas apresentam-se como recurso para a leitura “lúdica” (os jogos) e para a introdução da parlenda no mundo da leitura. Contém de certa forma, um enunciado lúdico pedagógico pela sua forma, ritmo, desenvolvendo o aspecto psicossocial da criança, pois a sua linguagem é simples e atraente.


Em contato com as parlendas as crianças poderão dar os primeiros passos para a comunicação verbal.Ver-se dessa forma que, ao trabalhar “as parlendas” em sala de aula, o professor coloca a criança em contato com o saber popular, esse popular que muitas vezes é imprescindível no avanço da literatura infantil, pois, muitos dos clássicos da Literatura Infantil “nasceram do meio popular ou em meio culto para depois se popularizarem em novas adaptações”. (Nelly Novaes Coelho; p 20, 1982.)Fica evidente que parlendas, podem ter um papel importante no processo de alfabetização, não só pela sua familiaridade com o discurso da criança, mas também porque permite a ela a conquista da linguagem.O uso lúdico das parlendas ajuda as crianças a serem mais criativas, desinibidas, inteligentes, além de desenvolver sua dicção e aprendizagem geral.
(Texto extraído da Internet)

0 Comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...